O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, só perde para a água. É muita gente que recorre a cafeína como estimulante para enfrentar as atividades do dia a dia. E não é à toa, já que essa substância traz muitos benefícios para nossa saúde, independente da forma como é consumida.
A cafeína é um fitoquímico (nutriente específico que pode ser encontrado em alimentos de origem vegetal) que tem função estimulante e, assim, proporciona o estado de alerta e concentração.
Sabe qual é o resultado desse tipo de substância no nosso organismo? Mais disposição para praticar atividades físicas, melhor desempenho nos estudos e trabalho, entre outros.
Neste conteúdo, vamos te mostrar os benefícios que o consumo de cafeína pode trazer para sua vida e também quais são as diferentes formas de ingeri-la.
A cafeína é uma substância química pertencente ao grupo das xantinas (composto orgânico encontrado na urina, nos tecidos do corpo humano e em algumas plantas), que são utilizadas como estimulantes cerebrais ou psicomotores.
Ou seja, na prática, quando a cafeína é ingerida e absorvida pela corrente sanguínea, ela chega até o cérebro, onde atua como psicoativo e, assim, influencia nossos estados: alerta, humor e capacidade de raciocínio.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, embora a cafeína seja naturalmente encontrada no café, ela também está presente em outros alimentos: cacau, chá verde, erva-mate e guaraná. Além disso, também é comercializada como suplemento alimentar em cápsula.
A cafeína pode proporcionar diferentes benefícios à saúde, mas, claro, levando em consideração seu consumo adequado, o que deve ser indicado por seu médico ou nutricionista.
Entre os principais benefícios temos:
Mesmo com benefícios importantes como esses, você precisa ter cuidado com o consumo da cafeína, pois ela é capaz de permanecer no seu organismo por horas após a ingestão e, com isso, pode afetar a qualidade do sono e até mesmo evoluir para um quadro de insônia.
Por isso, o ideal é ter o acompanhamento de um especialista para indicar a quantidade ideal de cafeína que você pode ingerir, assim como também as formas de consumo, de acordo com sua necessidade, estado nutricional, atividade física praticada e tolerância à substância.
A cafeína pode estar presente na sua dieta de diferentes formas: no cafezinho matinal, em um pedaço de chocolate, no energético ou xícara de chá, e até mesmo em cápsulas de suplemento alimentar que você ingere diariamente.
Na indústria de alimentos, esse nutriente é encontrado nos produtos feitos com café, chá-verde, erva-mate, cacau e guaraná, além das bebidas à base de cola e energéticas.
Já as empresas fabricantes de medicamentos e suplementos fornecem a cafeína em cápsulas, tabletes e comprimidos, assim como também misturam como ingrediente de termogênicos, pré-treinos, entre outros produtos.
De acordo com a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), de forma geral, o consumo diário de cafeína não deve ultrapassar 420 mg. Mas, claro, apenas um profissional especializado, como nutricionista, é capaz de indicar a quantidade ideal no seu caso.
Isso porque, é preciso levar em consideração qual é a real necessidade do seu organismo para, assim, distribuir a quantidade da substância no decorrer da sua dieta, entre bebidas, alimentos e suplementos.
Como já mencionamos, a cafeína pode ser ingerida de diferentes maneiras, sendo uma delas por meio de cápsulas. Nesse caso, o composto bioquímico é isolado, ou seja, extraído dos alimentos, e passa a receber o nome de cafeína anidra.
A diferença entre a cafeína e a cafeína anidra está na quantidade de água presente na molécula. Isso porque, a anidra basicamente não contém água (apenas 0,5%) e, com isso, é mais concentrada e, assim, mais potente que a versão natural.
A cápsula de cafeína (anidra) tem efeito estimulante e, portanto, ajuda a melhorar o estado de alerta e o seu desempenho durante as atividades do dia a dia, como trabalho e estudo.
Isso acontece porque, a cafeína anidra atua diretamente no cérebro, onde bloqueia os efeitos da adenosina (substância responsável por provocar cansaço e sono) e aumenta a liberação de neurotransmissores com efeito estimulante, como dopamina, adrenalina, glutamato, noradrenalina e serotonina.
Como a cafeína anidra é mais concentrada, já que é extraída diretamente dos alimentos, o seu organismo consegue absorvê-la com mais agilidade e, assim, os efeitos são sentidos poucos minutos após a ingestão da cápsula.
Esse fitoquímico proporciona muitos benefícios para o organismo, que vão desde a produção de hormônios ligados a sensação de bem-estar e prazer, até a melhora da concentração e cognição.
A seguir, listamos os principais benefícios do consumo de cafeína em cápsulas.
Apesar dos inúmeros benefícios para a saúde, existem algumas contraindicações do consumo de cafeína, seja na sua versão natural como também em cápsulas. O que, mais uma vez, reforça a importância de ter acompanhamento especializado.
Geralmente, o consumo não é indicado para hipertensos, pois a substância pode provocar vasoconstrição e, assim, exigir maior esforço do coração, o que aumenta os batimentos e a pressão arterial.
Pessoas com esse problema de saúde também precisam tomar cuidado com a quantidade de cafeína consumida, principalmente próximo ao horário das refeições, porque essa substância pode prejudicar a absorção de nutrientes pelo organismo.
A cafeína tem uma capacidade forte de irritar a mucosa gástrica e, por isso, alimentos, bebidas e suplementos a base dessa substância devem ser evitados por quem sofre com problemas gastrintestinais, como úlcera, gastrite, entre outras doenças inflamatórias.
Quem tem algum quadro de ansiedade deve evitar consumir cafeína, já que ela pode elevar os batimentos cardíacos e, assim, induzir ao surgimento de uma crise. Outro fator a considerar é que, a substância tem ação oposta aos medicamentos ansiolíticos (reduzem a velocidade metabólica e o estado de alerta) e, por isso, pode comprometer o tratamento.
Como você já sabe, uma das formas de consumir cafeína é através do uso de suplementos em cápsula, como o Hera da Vital Nutri Bio, indicado para mulheres e mães que desejam aumentar a energia no dia a dia.
O Hera tem na sua composição a cafeína, que age como um estimulante natural para aumentar a disposição e a concentração. Além disso, o efeito termogênico dessa substância ajuda no desempenho desportivo, inibe o cansaço e a sonolência.
Testado e aprovado pela Anvisa, o Hera possui em sua composição:
para melhorar sua função cognitiva, ativar seu sistema nervoso e muscular, além de turbinar seu cérebro.
proporciona efeito calmante e tranquilizante, contribuindo para liberação de serotonina (hormônio responsável pelo sono).
um estimulante natural para aumentar a disposição, a concentração e auxiliar o desempenho desportivo.
estimula a secreção de dopamina e, com isso, estimula as sensações de prazer, bom-humor e diminuição do estresse mental.
ajuda a diminuir o cansaço e a fadiga, ao relaxamento e libido.
potencializa as funções do cérebro, melhorando o aprendizado e a memória, além de promover a sensação de bem-estar e ajudar ao sono.
ajuda a prevenir doenças do coração e AVC e também regula a função da tireóide.
reduz o cortisol, auxilia a ação da insulina e a queima de gordura, ajuda ao controle da pressão alta e ao fígado desintoxicar o corpo.
Acesse o site da Vital Nutri Bio e descubra todos os benefícios do Hera para combater o cansaço mental.
Vital Nutri Suplementos e Nutraceuticos – CNPJ 42.134.823/0001-50
© Copyright Hera Vital Nutri. Todos os direitos reservados.